O estudo é o caminho do conhecimento, bem como, todos os trabalhos dignificam na realização do homem. Além do estudo e trabalho, ainda é preciso a motivação de amar a vida e crescermos na união, afinal, vivemos na diversidade em uma sociedade. Esta motivação é uma paixão, e está inserida no meu universo, que incentiva fortemente para continuar a estudar e trabalhar. Neste sentido, abro esta página para postar algumas reflexões, inclusive dos encontros de estudos bíblicos que participo há algum tempo, que foi um convite e iniciativa do nosso amigo e vizinho Dr. Hélnio. Nosso grupo de estudo é pequeno, formado de pessoas Cristãos independente da igreja que cada um frequenta. A discussão talvez tornou-se interessante devido a participação de pessoas de áreas diferentes (saúde, leis, engenharia, pedagogia, jornalismo, etc), que disponibilizam o seu tempo durante a semana para reunirmos e expor os seus pensamentos e perspectivas acerca do tema explorado. Os temas abordados são textos da Bíblia que são relacionados com a cultura, localização, movimento social e político conforme a época que foram escritos, assim como, aprofundamos nos diferentes autores, sobre o mesmo contexto, aventurando-se nos livros e versículos, sejam nas diferentes versões e Línguas, que se entrelaçam, e em muitos casos, se complementam para um melhor entendimento e compreensão revelando o sentido do caminho para vivermos nos dias de hoje e de estarmos mais próximos na palavra do Senhor. Desse modo, esta página são pequenas notações dos estudos, da minha leitura e compreensão. As notações são reflexões que cabem na situação atual e se encontra na leitura do dia. Assim, se lido o mesmo versículo em outras ocasiões, a reflexão poderá direcionar para um outro momento que estaria convivendo. Este talvez seria um dos motivos que a a leitura na Biblía é infinita, existe uma conversa, um acompanhamento durante toda a sua trajetória que vive.
_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
“… não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção” – Eclesiastes 3:22
Após terminar uma obra, o seu trabalho bem feito com amor e dedicação, vem a satisfação de realização, de conquista. Por mais que seja pequena e tenha significado somente para si mesmo, o momento de admirar e agradecer é de imensa alegria. (*LuMiy* – Ctba, Maio de 2013).
_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
“…nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança” – Romanos 5:3-4.
Uma reflexão de vida nos estudos de ontem: com paciência obteremos a experiência, que nos faz renascer, de descobrir novos horizontes, de estarmos preparados. Se temos a paciência e, simultaneamente vem a esperança, veremos o tempo decorrer por estar dedicando com amor, posto que, nos tornamos bem capacitados para uma nova vida, de termos novos sonhos e em busca de novos desafios.(*LuMiy* – Ctba, 7 de Maio de 2013).
_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
“… o justo viverá pela sua fé” – Habacuque 2:4
“a alegria do Senhor é a nossa força!” – Neemias 8:10
Estas frases foram exploradas no estudo de hoje, 4/6/2013, as quais, de certa forma, relacionam-se com a reflexão impressa no cartão postal que recebi no final de semana: “Vocês não devem, para fazer-se santos, obedecerem ao sininho da superiora ou do superior que chama à oração. Vocês devem obedecer à sirene da fábrica, à campainha da escola …. É ali que vocês se santificam. É ali a “noite escura” de vocês. É com as ferramentas do seu ofício que vocês se fazem santos: a caneta para o professor, o cinzel para o escultor, este é o seu crucifixo de missionário, com ele vocês santificam …. Se vocês não clarificam aquele ambiente, se não iluminam aquela escola, aquela outra estrutura, que coisa fazem? Temos alguns irmãozinhos a mais, mas não temos a renovação do mundo e da sociedade.” – Chiara Lubich. 5Jun2013.
_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
“o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e temperança (domínio próprio). Contra essas coisas não há lei”. Gl 5:22-23
São 9 características que identificam o Espírito de Deus, ou seja, é o caminho a seguir e o modo de viver: de vivermos na palavra do Senhor, de como Ele gostaria que nós cuidássemos do nosso corpo, nossa alma e nosso pensamento. Assim, estas características agregam-se aos valores de cuidados consigo mesmo: de ter saúde, de estudar mais, de amar mais …. dar qualidade e longevidade na vida. Lumiy – 17Set2013.
Hoje, 4 de Fevereiro 2014, estaremos retornando das férias dando continuidade a nossa aula de estudo bíblico. Mas também hoje será o primeiro encontro do núcleo de Tecnologia Assistiva, que só por benção e por estar na mão do Senhor é que está se formando um grupo em busca de conhecimento. “O SENHOR aperfeiçoará o que me toca; a tua benignidade, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos” – Sl 138:8🌾
Deixe um comentário